header-ads

Com dois de Haaland, Noruega vira sobre a Itália e se classifica para a Copa do Mundo 2026

Italianos saem na frente e dominam o primeiro tempo, mas noruegueses fazem quatro gols depois do intervalo; seleção de Donnarumma vai reviver drama da repescagem.

A Noruega vai jogar a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998. A vitória de virada por 4 a 1 sobre a Itália neste domingo confirmou a classificação na liderança do Grupo I, na décima e última rodada das Eliminatórias. Os italianos começaram melhor no San Siro e abriram o placar com Esposito, mas não sustentaram no segundo tempo. Nusa empatou, Haaland fez dois para virar, e Larsen fechou o caixão nos acréscimos. A equipe de Gattuso disputará a repescagem, assim como nas qualificatórias para 2022 e 2018.

A Noruega garantiu sua vaga no Mundial com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias europeias - oito vitórias seguidas. Líder do Grupo I com 24 pontos, 37 gols marcados e apenas cinco sofridos. A edição de 2026 será a quarta da seleção nórdica, que também disputou em 1938, 1994 e 1998, mas nunca venceu. O melhor desempenho foi na última, quando chegou às oitavas de final.

Erling Haaland escreveu mais um capítulo da sua história memorável com a seleção norueguesa. Com os dois gols que viraram o jogo sobre a Itália, o camisa nove chega a 16 tentos marcados somente nas Eliminatórias, além de duas assistências. Agora, ele soma 19 gols na atual temporada e 55 em 48 jogos com a camisa da Noruega.

A Itália tinha pela frente a difícil missão de vencer a Noruega por pelo menos nove gols de diferença se quisesse a vaga direta para a Copa. A equipe entrou determinada e controlou o jogo no primeiro tempo. Logo aos dez minutos, Ryerson dominou mal e deixou de graça para Dimarco. Ele tabelou rápido com Retegui e tocou para Esposito, que girou na frente do gol e abriu o placar. Os noruegueses tiveram apenas uma finalização nessa etapa.

O segundo tempo foi o oposto: a Noruega controlou o jogo e marcou quatro vezes. Nusa empatou aos 17 minutos. Sorloth começou a jogada na direita, Thorstvedt fez o corta-luz, e o camisa 20 bateu cruzado para empatar. Com 32 minutos, Oscar Bobb levou para o fundo e cruzou para o meio, onde Haaland pegou de primeira para fuzilar o gol. Ele marcou de novo um minuto depois, quando Bastoni errou o passe, Thorsby puxou o contra-ataque, e Haaland recebeu na pequena área para chutar.

Larsen fechou a conta nos acréscimos após mais um erro da Itália, desta vez de Zaccagni. O atacante acelerou, deixou Mancini no chão com um drible e bateu no cantinho de Donnarumma.


Créditos: Globo Esporte
Fotos: REUTERS/Claudia Greco
REUTERS/Alessandro Garofalo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.