Suíça domina a Itália e se classifica para as quartas da Euro
Com controle absoluto da partida, suíços passam pelas oitavas de final do torneio pela segunda vez na história.
Desde os primeiros minutos de jogo, a Suíça mostrou que estava disposta a jogar e ir para cima da Itália. Menos tradicionais no futebol, os suíços se mostraram tranquilos e prontos para derrotar os italianos. Com muita organização, dominaram a posse de bola e não deixaram que a Itália jogasse na primeira etapa. Mesmo com alguns erros de passe e de tomadas de decisão, a equipe da Suíça ficou com a posse de bola e não sofreu grandes riscos na defesa. Aos 38 da primeira etapa, Freuler abriu o placar após boa troca de passes pelo lado esquerdo de ataque.
Depois do gol, Rieder obrigou Donnarumma a fazer grande defesa em uma boa cobrança de falta de fora da área. Os suíços foram para o intervalo com a vantagem no placar e praticamente voltaram para o jogo com o placar dobrado. Aos 28 segundos da etapa complementar, Vargas recebeu na área e acertou o ângulo de Donnarumma. O gol deixou a equipe da Suíça ainda mais tranquila em campo diante de uma Itália que não demonstrou nenhum poder de reação.
A Suíça não derrotava a Itália há 31 anos, desde maio de 1993, quando bateram os adversários pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 1994. Outro tabu quebrado está no placar, já que a última vitória dos suíços por mais de um gol de diferença contra os italianos havia acontecido em 1954, há 70 anos.
Com o dever cumprido, a Suíça aguarda para saber qual seleção será sua adversária nas quartas de final da Euro 2024. O oponente na próxima fase sairá do duelo entre Inglaterra e Eslováquia, que será disputado neste domingo, às 13h (de Brasília), na Arena Schalke.
Os suíços voltarão ao campo de jogo no próximo sábado no duelo das quartas de final, que está marcado para acontecer na Arena Düsseldorf, às 13h (de Brasília).
Últimos campeões do torneio, a Itália esperava chegar mais longe na edição seguinte à sua última conquista de título no futebol. A seleção sofreu contra a Croácia na última rodada da fase de grupos e conseguiu o gol de empate que garantiu a classificação para as oitavas no último lance do jogo. Naquela partida, a Itália teve tudo o que faltou no jogo de hoje. Buffon, ex-goleiro e chefe da delegação italiana na Euro, não conseguiu disfarçar a decepção diante da eliminação precoce na competição.
Créditos: Globo Esporte
Fotos: Annegret Hilse/Reuters
Karina Hessland / Reuters
Deixe o Seu Comentário